Segundo a especialista Lilian Starobinas, " as redes sociais podem ser usadas como ferramentas pedagógicas. Além de ajudar os alunos a fazer uso consciente da rede, o professor poderia encontrar maneiras de agregar valor educacional ao uso da rede social, como, por exemplo, a criação de um perfil de personagem histórico no Facebook para interagir com os alunos". (Revista Carta na Escola, setembro 2011, pág. 60)
CONHECIMENTO por meio da exploração, da navegação, da comunicação, da troca, da criação, da interação, da descoberta, da partilha, da construção... Bem-vindos!
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Comunidades Virtuais
O mundo das comunidades e das suas redes de colaboração no espaço virtual é o resultado do antigo e do novo, ambas tendo em comum um conjunto de aparatos tecnológicos digitais, cujo impacto ainda não pode ser mensurado, mas que se sabe, serão capazes de gerar grandes transformações sociais. [Webinsider]
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Vídeos são instrumentos de comunicação e de produção
Os vídeos também são um grande instrumento de comunicação e de produção. Os alunos podem criar facilmente vídeos a partir do celular, do computador, das câmaras digitais e divulgá-los imediatamente em blogs, páginas web, portais de vídeos como o YouTube.
Os vídeos despertam maior interesse dos alunos, tornam as aulas mais atraentes, estimulam a participação e as discussões. Desperta mais a criatividade, sua comunicação audiovisual e a interação com outros colegas. Também contribui para melhor fixação dos assuntos principais, trazendo a realidade para a sala de aula e para a aprendizagem significativa; complementação das discussões do material impresso.
http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=72071005930571940 acessado em 01/11/2011.
http://www.google.com.br/imgres?q=tecnologias+ead&num=10&hl=pt-BR&biw=1024&bih=466&tbs=isz:l&tbm=isch&tbnid=_y2Vtn
PS: “para fins de direitos autorais de imagem declaro que a foto usada acima não é de minha autoria e que o autor não foi identificado”.
http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=72071005930571940 acessado em 01/11/2011.
http://www.google.com.br/imgres?q=tecnologias+ead&num=10&hl=pt-BR&biw=1024&bih=466&tbs=isz:l&tbm=isch&tbnid=_y2Vtn
PS: “para fins de direitos autorais de imagem declaro que a foto usada acima não é de minha autoria e que o autor não foi identificado”.
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Interação educativa mediada por computador
Cada vez mais pessoas se comunicam e participam de atividades que ocorrem no espaço virtual. Formam-se redes que criam uma nova forma de relação humana. Nesse espaço também ocorre a construção social do conhecimento, mediada por computadores, mas tudo isso ainda é recente demais.
Muitos educadores ainda resistem diante dessa tecnologia. No entanto, quem fica acomodado está sendo superado até pelos estudantes, que a cada ano se interessam mais pela internet e suas possibilidades.
Não há como negar que o uso crescente das tecnologias vem contribuindo para mudanças nas metodologias do ensino e da aprendizagem. Essa situação exige capacitar profissionais interpretes dessas novas linguagens que o mundo atual apresenta.
Quando um educando, mantém uma interação dialógica com seus colegas, há uma construção mútua de conhecimento. A utilização de estratégias de interação em ambientes virtuais estimula a comunicação com os outros participantes. Isso comprova a importância desse novo método, mas não devemos esquecer de que, pela sua recente existência, precisamos estar atentos para compreender suas potencialidades e suas limitações.
Assinar:
Postagens (Atom)


