quinta-feira, 3 de novembro de 2011

As redes sociais



Segundo a especialista Lilian Starobinas, " as redes sociais podem ser usadas como ferramentas pedagógicas. Além de ajudar os alunos a fazer uso consciente da rede, o professor poderia encontrar maneiras de agregar valor educacional ao uso da rede social, como, por exemplo, a criação de um perfil de personagem histórico no Facebook para interagir  com os alunos". (Revista Carta na Escola, setembro 2011, pág. 60)

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Comunidades Virtuais

      O mundo das comunidades e das suas redes de colaboração no espaço virtual é o resultado do antigo e do novo, ambas tendo em comum um conjunto de aparatos tecnológicos digitais, cujo impacto ainda não pode ser mensurado, mas que se sabe, serão capazes de gerar grandes transformações sociais. [Webinsider]

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Vídeos são instrumentos de comunicação e de produção

      Os vídeos também são um grande instrumento de comunicação e de produção. Os alunos podem criar facilmente vídeos a partir do celular, do computador, das câmaras digitais e divulgá-los imediatamente em blogs, páginas web, portais de vídeos como o YouTube.
      Os vídeos despertam maior interesse dos alunos, tornam as aulas mais atraentes, estimulam a participação e as discussões. Desperta mais a criatividade, sua comunicação audiovisual e a interação com outros colegas. Também contribui para melhor fixação dos assuntos principais, trazendo a realidade para a sala de aula e para a aprendizagem significativa; complementação das discussões do material impresso.
http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=72071005930571940 acessado em 01/11/2011.
http://www.google.com.br/imgres?q=tecnologias+ead&num=10&hl=pt-BR&biw=1024&bih=466&tbs=isz:l&tbm=isch&tbnid=_y2Vtn
PS: “para fins de direitos autorais de imagem declaro que a foto usada acima não é de minha autoria e que o autor não foi identificado”.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Interação educativa mediada por computador



      Cada vez mais pessoas se comunicam e participam de atividades que ocorrem no espaço virtual. Formam-se redes que criam uma nova forma de relação humana. Nesse espaço também ocorre a construção social do conhecimento, mediada por computadores, mas tudo isso ainda é recente demais.
      Muitos educadores ainda resistem diante dessa tecnologia. No entanto, quem fica acomodado está sendo superado até pelos estudantes, que a cada ano se interessam mais pela internet e suas possibilidades. 
    Não há como negar que o uso crescente das tecnologias vem contribuindo para mudanças nas metodologias do ensino e da aprendizagem. Essa situação exige capacitar profissionais interpretes dessas novas linguagens que o mundo atual apresenta. 
      Quando um educando, mantém uma interação dialógica com seus colegas, há uma construção mútua de conhecimento. A utilização de estratégias de interação em ambientes virtuais estimula a comunicação com os outros participantes. Isso comprova a importância desse novo método, mas não devemos esquecer de que, pela sua recente existência, precisamos estar atentos para compreender suas potencialidades e suas limitações
PS: “para fins de direitos autorais de imagem declaro que a foto usada acima não é de minha autoria e que o autor não foi identificado”.