quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Interação educativa mediada por computador



      Cada vez mais pessoas se comunicam e participam de atividades que ocorrem no espaço virtual. Formam-se redes que criam uma nova forma de relação humana. Nesse espaço também ocorre a construção social do conhecimento, mediada por computadores, mas tudo isso ainda é recente demais.
      Muitos educadores ainda resistem diante dessa tecnologia. No entanto, quem fica acomodado está sendo superado até pelos estudantes, que a cada ano se interessam mais pela internet e suas possibilidades. 
    Não há como negar que o uso crescente das tecnologias vem contribuindo para mudanças nas metodologias do ensino e da aprendizagem. Essa situação exige capacitar profissionais interpretes dessas novas linguagens que o mundo atual apresenta. 
      Quando um educando, mantém uma interação dialógica com seus colegas, há uma construção mútua de conhecimento. A utilização de estratégias de interação em ambientes virtuais estimula a comunicação com os outros participantes. Isso comprova a importância desse novo método, mas não devemos esquecer de que, pela sua recente existência, precisamos estar atentos para compreender suas potencialidades e suas limitações
PS: “para fins de direitos autorais de imagem declaro que a foto usada acima não é de minha autoria e que o autor não foi identificado”.